Sites Grátis no Comunidades.net

DIOGO BERNARDES


Rating: 3.1/5 (35 votos)




Biologia

Biologia Por Douglas Lacerda

Contato: douglaslacerda20@hotmail.com


 


 

 

Metamorfose: A Grande Transformação.

Alguns animais sofrem transformações incríveis ao longo da vida. Em uma verdadeira metamorfose, uma simples lagarta pode se transformar numa linda borboleta em questão de dias. Podemos dizer então que o processo de metamorfose da borboleta se divide em quatro fases: ovo, lagarta, pupa e imago. Fase dos ovos: Os ovos variam de tamanho, forma e cor de acordo com a espécie. Fase da lagarta:


Após algum tempo, os ovos eclodem e deles saem lagartas, a forma larval das borboletas. Elas começam a comer as cascas dos próprios ovos e depois seguem comendo partes da planta em que estão. As lagartas comem o dia todo e até mesmo durante a noite. Nos momentos em que não estão comendo, recolhem-se nos ninhos que fazem na parte inferior de uma folha especial: a única folha que evitam comer. A lagarta da Methona themisto, por exemplo, devora folhas durante quase 45 dias. Mas há espécies que se alimentam durante 2 ou 3 meses. Já bem alimentadas com os nutrientes necessários, elas passam à fase conhecida como pupa.


Fase da pupa: Também chamadas de crisálidas, as pupas se formam a partir do endurecimento do corpo da lagarta, muitas vezes parecendo que a mesma está enrolada em uma folha. Esta capa, que acaba sendo sua proteção, dura até que ela atinja a fase adulta. Neste casulo, ela fica protegida por dias ou até meses, dependendo da espécie. O período que a lagarta passa no casulo também varia entre as espécies de borboleta, podendo demorar apenas 15 dias ou até 2 meses. Fase da imago: Quando o casulo se rompe, sai dele a borboleta adulta, com corpo e asas inteiramente formados. Esperam mais algumas horas para que as asas sequem e endureçam e então... Podem voar!